sábado, 25 de julho de 2009

Avaliação formativa















Partindo do princípio que o computador faz parte do cotidiano das crianças hoje como retrata as imagens acima expostas onde crianças fazem uso do computador para brincar, navegar ou interagir na internet como em salas de bate-papo, MSN, orkut etc. Disso não tem como fugir, pois a realidade é favoravel pra quem conhece essas tecnologias.
Avalio o Blog como o processo de avaliação das aulas de TAE de Português I proposto pelo professor Ivan como assustador no primeiro momento e depois, como uma proposta inovadora e criativa.
Mas, por que assustador? Porque até então eu não tinha nenhum contato e nem conhecimento desta ferramenta da internet, na verdade, o meu relacionamento com o computador era superficial e prático somente para a digitação de trabalhos, para ver meus e-mails e de vez em quando o Orkut.
Então, por isso que eu me assustei porque eu não sabia mexer e nem criar um blog onde fossem postadas as reflexões das aulas de Português e nem manusear as ferramentas para postar vídeos, figuras, áudio etc.
No decorrer das aulas percebi o quanto é importante o professor saber manusear essas ferramentas tecnológicas porque os alunos são usuários dessas tecnologias ou possuem computador, celular, Mp3, Mp4 e assim sucessivamente, então o professor não pode ter esse tipo de resistência para aprender a usar essas tecnologias a favor do planejamento das suas aulas.
Hoje, a minha opinião é diferente e confesso que aprendi muito ao usar o Blog, mas reconheço que ainda tenho muito que aprender, pois não conheço nem a terça metade do que é um BLOG e as suas ferramentas. Entretanto, agora não sou uma completa ignorante sobre este assunto.
Então, considero a proposta da criação do BLOG ter sido importante para a minha formação de professor assim como os comentários tecidos pelo professor Ivan que dava oportunidade de acrescentar ou refazer alguma postagem que não tinha contemplado satisfatoriamente o assunto.
Em relação aos propósitos e descritores considero terem sido importantes para me orientar na formação do portfólio eletrônico e também percebi que avancei durante esse processo de construção do BLOG, pois eu não tinha noção de como poderia usá-lo. Também foi democrático ao poder elaborar o meu próprio propósito específico.
Espero que o Blog continue a fazer parte da minha vida profissional, pois conhecer essa ferramenta foi super-importante e como o mundo está em constantes mudanças e avanços é imprescindível estar sempre se atualizando porque esta ação faz parte da formação contínua do professor.

Um comentário:

  1. Ana, você fez uma boa reflexão, evidenciando o processo de construção do portfólio a partir das suas impressões iniciais e como se encontra agora. Espero que a experiência, apesar de parecer, inicialmente, "assustadora",tenha contribuído para perceber seu desenvolvimento e sua aprendizagem ao longo do semestre. Parabéns pela trajetória!

    ResponderExcluir