segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atividade de leitura

Boa tarde amigas(os),
Com base no texto "Processos iniciais de leitura e escrita" de Rosineide Magalhães de Rosa, o professor ao planejar a sua aula, deve levar em consideração, que habilidades ele pretende desenvolver nos seus alunos em relação ao hábito da leitura. Pensando nisso, o meu grupo de trabalho organizou as atividades com base nos seguintes objetivos como:
  • desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;
  • desenvolver a compreensão na leitura;
  • desenvolver a interpretação;
  • desenvolver a memorização
  • comparar textos novos com textos já conhecidos;
  • perceber os sons da língua;
  • distingüir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;
  • estimular apronúncia clara dos sons;
  • reconhecer a ortografia das palavras.

Com base nos objetivos, a 1° atividade tem como finalidade apresentar os termos que possuem um maior grau de dificuldade para os alunos, afim de familiarizá-los a um universo mais amplo da leitura e escrita, e também, dando a oportunidade para que eles se sintam livres para aprender as palavras ou termos que quiserem sem ter essa preocupação do professor de que essa palavra não pode "porque é difícil para uma criança de 6 anos".

1° atividade
Relacionar palavras de acordo com a figura, ou seja, a partir da palavra dada ela deverá desenhar, para poder compreender melhor o que viu (letras) ao desenhar.
Exemplo:
Casa, carro, bicicleta, computador... (essa atividade não se restringe a usar palvras de fácil memorização, mas sim de usar tantos palavras fáceis e outas mais complexas)
Na segunda atividade, serão tabalhadas letras que dependendo da palavra, sua entonação passa a ser mais aguda ou mais grave e também anasalada, para que o aluno saiba distingüir as diferentes formas de pronunciar as palavras respeitando a sua entonação e, conseqüentemente, para entender o sentido que aquela palavra exprime.
2° atividade
demonstrar as diferentes pronúncias das mesmas letras que são representadas de maneira igual, mas o que diferenciam-no são a sua acentuação, e por isso, a sua pronúncia fica diferente.
Exemplo:
O ó e o ô binóculo, obscuro (esse o de obscuro é pronunciado com a entonação mais grave)
O á e o ã, maçã, água... (essas palvras serão trabalhadas inseridas em um contexto e não isoladamente)
E assim, nós pretendemos familiarizá-la com a leitura entendendo o processo que estão envolvidos como os fonemas e as suas representações para rever a nossa prática como professor que não aliena ou reproduz o que já está dito mas constrói junto com seus alunos uma visão mais abrangente de ler e escrever.

2 comentários:

  1. ESta atividade deveria apresentar os seguintes aspectos:
    - Os objetivos devem ser os que estão na página 11 do texto "Processos iniciais de leitura e escrita"...
    - As atividades devem ser descritas de forma detalhada.
    - É necessário que se coloquem as justificativas que indicam a coerência da atividade descrita para o alcance dos objetivos.

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  2. Ana, é importante que seja feita uma reflexão para cada aula. Este blog funciona como um diário! Assim, fica muito complicado acompanhar seu desenvolvimento se vocë apenas posta as atividades solicitadas, mas não reflete sobre as discussões, os debates, os textos... Veja o que diz alguns descritores ao lado (números 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9. É preciso que nestes quase dois últimos meses do semestre vocë procure demonstrar avanço nestes descritores.
    Qualquer dúvida, me procure.

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