sexta-feira, 5 de junho de 2009

Olá pessoal,
Na última terça-feira (02/06/09), tivemos a continuação da aula com base no texto de Ana Teberoski e Núria Ribera "Contextos de alfabetização na aula". Foi muito proveitoso e significativo pois, a alfabetização deve ser incentivada e inserida no contexto escolar provocando nos alunos a reflexão e o conhecimento. Através de questionamentos instigantes que fazem parte do cotidiano da criança como, não só palavras de fácil apreensão, mas também palavras complexas para que a criança tenha um repertório lingüístico amplo. E cabe a nós professores, incentivar e servir como ponte para que essa aprendizagem seja significativa e traga o crescimento cognitivo.
O texto apresenta várias opções para trabalhar a alfabetização nas séries iniciais como:

  • trabalhar com textos longos com a turma;
  • incentivar as atividades em dupla com os próprios colegas em classe para que eles próprios cheguem a um consenso;
  • inserir vários vocabulários para que a criança entre em contato com a cultura letrada;
  • enfatizar o uso de variados gêneros lingüísticos como livros, poema, reportagens a fim de criar um ambiente alfabetizador.
Uma importante observação apresentado pelo texto é a riqueza vocabular que deixamos de adquirir quando deixamos os livros de lado para dar prioridade aos programas de entretenimentos como televisão etc. São através dos livros e no uso deles que adquirimos novos conhecimentos vocabular, o que é uma fonte inesgotável de informações não só para as crianças, mas também, para nós educadores.
Durante a aula, foram levantados vários aspectos sobre alfabetizar em diferentes contextos como em casa, na rua etc.
E assim, vamos em busca de mais conhecimento e livros para o enriquecimento da nossa aula!!!!

2 comentários:

  1. Ana, você fez uma boa reflexão. Poderia detalhar melhor os aspectos que foram discutidos em aula. Assim, você avança em sua aprendizagem e compreende melhor os aspectos teóricos e práticos que subjazem o texto.

    ResponderExcluir
  2. Ana, avaliando o seu Portfólio, de modo global, eu gostaria de parabenizá-la pela organização. Entretanto, no sentido de auxiliá-la para que possa melhorá-lo, sugiro uma atenção especial sobre os seguintes propósitos e descritores:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de seus alunos e comentá-los. É preciso sempre que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]
    2.Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;[é preciso relacionar os pontos teóricos com a prática da escola, da sala de aula. Procure fazer estes ganchos]
    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]
    5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;[evidencie o que já sabe, o que não sabe, o que não sabia e passou a saber a partir das leituras e dos debates]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
    2.Cumprimento do propósito específico [você deve criá-lo.]
    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]

    8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]

    9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR]

    ResponderExcluir