Então para matar a saudade, vamos falar sobre os dois textos de Ana Teberoski e Marta S. etal, "Contextos de alfabetização na aula" e "Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: pespectiva sociolingüística".
Podemos ressaltar os aspectos mais importantes dos textos como trabalhar no contexto escolar com os mais variados tipos de materiais possíveis porque o momento em que a criança entra na escola, ela traz uma grande bagagem do meio social em que está incluída como família, igreja etc.
E, pensando nisso, devemos ampliar ainda mais o leque de conhecimentos que a criança traz do seu ambiente social que pode ser:
- Através da manipulação de diversos objetos como livro, jornal ou carta;
- Ao escutar a leitura em voz alta afim dese acrescentar novos e desconhecidos vocabulários para as crianças;
- No momento em que o professor ocupa o lugar de escriba quando transcreve as idéias ou a história dosalunos no quadro pois "a partir de observar, participar no procedimento, perseguir propósitos e elaborar um texto de forma compartilhada, os meninos e meninas aprendem aspectosde linguagem escrita que não poderiam aprender com a simples cópia do resultado final" (Ana Teberoski e Núria Ribera, p.65)
- Através de perguntas quando são oferecidas respostas por um tutor, nessa hora, pode-se usar como exemplo o nome dos próprios alunos paraensinar alguma letra;
- Ao trabalhar a escrita em dupla de crianças pois as duas podem discutir sobre o problema para ambas chegarem a um acordo;
- E, ao produzir textos longos.
O professor Ivan deu o exemplo da palavra muita falada atualmente que é a "gripe suína", que além de se aprender a escrever, também pode expandir o seu conhecimento como o que significa suíno? Da onde vem essa palavra? Além de outras perguntas que serve para profundar o assunto e eles se interessarem mais pelo assunto.
Na aula de TAE de Português, várias idéais e depoimentos foram mencionados como o contato que a criança tem com desenhos animados, computadores e vídeo-games e assim, incorporam uma gama de palavras novas estrangeiras que o pronunciam sem o menor problem, e somos nós, educadores que limitamos o universo da criança quando nãopercebemos o quanto elas são inteligentes, espertas e criativas para a prenderem coisas novas fora do contexto escolar.
Você inicia bem a reflexão! Entretanto, gostaria de levantar alguns aspectos que podem melhorar sua reflexão:
ResponderExcluir1. Procure apresentar as referências bibliográficas dos textos. Um deles é da Ana Teberosky e Nuria Ribera, o outro é de Eric Jacobso... Ambos estão no mesmo livro...
2. Aprofunde a análise dos dois textos colocando os aspectos principais. No texto de Teberosky, é fundamental refletir sobre os diversos contextos de alfabetização colocados pelas autoras.
3. No texto de Jacobson, é fundamental refletir sobre a importância da oralidade na formação da criança, bem como dos aspectos de intolerância e preconceito que está muito presente nas salas de aula. O que fazer para superarmos este quadro? Como desenvolver bem a oralidade das crianças na fase de pré-alfabetização?
3. A ideia da entrevista ficou muito bacana. Sugiro, porém, que analise melhor o que a professora faz, o que ela disse... Procure refletir sobre o trabalho que ela desenvolve e os resultados que vem obtendo... As crianças estão aprendendo? Estão se desenvolvendo?
Outra coisa: procure refletir sobre as fotos. Que relações estabelecem com a sua reflexão? Elas representam contextos de alfabetização construtivistas ou tradicionais? Por quê? Diante de nossas leituras, tenho certeza de que será capaz de pensar a respeito...
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